18 de fevereiro de 2017

{Resenha} Peter Pan

Peter Pan
Título Original: Peter Pan
Autor (a): J. M. Barrie
Editora: Martin Claret
Número de Páginas: 256
Ano de Publicação: 2017
Sinopse: Publicado em formato de livro por J. M. Barrie em 1911, retrata o encontro do menino que não queria crescer com os três filhos da família Darling. Os quatro embarcam em uma aventura inesquecível que começa no céu de Londres e os leva à Terra do Nunca. Ali, encontrarão outros personagens icônicos, como o Capitão Gancho, o crocodilo, as sereias e os índios. A obra continua sendo um sucesso entre todos os públicos, com sua temática nostálgica e divertida. Esta edição possui ilustrações e um apêndice especial.

Peter Pan é um grande clássico que para mim foi das telonas para às páginas. Toda a história de Peter Pan que eu conhecia era principalmente aquela do desenho da Disney (1953) e uma que gosto muito é a do filme Peter Pan (2003). Mas ler a obra original, eu nunca havia lido, até o momento.

Aproveito aqui para parabenizar à Editora Martin Claret por este lançamento maravilhoso. A edição é em capa dura, cada capítulo se inicia com uma ilustração linda de Weberson Santiago. A diagramação está impecável, ou seja, uma edição de colecionador.

Vamos à história! Quem não se lembra da Terra do Nunca, de Wendy, dos meninos perdidos, do Capitão Gancho, da Sininho e claro, do menino que nunca quis crescer?

Logo no início da narrativa somos apresentados à família do Sr. e Sra. Darling, que possuem três filhos: Wendy, João e Miguel. Na cabeça das crianças, um personagem muito conhecido era Peter Pan, e eles contavam histórias estranhas sobre ele, e a Sra. Darling nunca entendia de onde vinha aquele misterioso menino. Um belo dia Peter aparece de fato na janela das crianças e os leva para a Terra do Nunca, e lá eles conheceram seres que nunca imaginariam ver.
“Ele fez este terrível juramento: “Dessa vez será o Capitão Gancho ou eu”.”
Peter não vive sozinho nesta Terra, em sua companhia estão os meninos perdidos, e Sininho, uma fadinha que a todo momento o leitor fica na dúvida sobre seu real papel na trama: heroína ou vilã, ou nem um nem outro, apenas uma personagem secundária que será bem mais abordada em desenhos da Disney? E claro que todo livro têm os verdadeiros vilões: os piratas, em especial Capitão Gancho! E são narradas as aventuras de Peter e a briga eterna com o Capitão e seus bucaneiros. Todo o cenário é muito bem fantasiado e com riqueza na descrição de cada criatura como as sereias, fadas, índios, piratas. 

Ilustração do livro Peter Pan (Martin Claret)
A trama é narrada do ponto de vista do autor e ele conta os fatos do que se passa para o leitor, muitas vezes até conversando e chamando atenção para os detalhes. Uma coisa que eu sempre me questionei, e que de fato na obra original não é citado, é a origem de Peter e o que o fez levar a vida do menino da Terra do Nunca.

O personagem de Peter, confesso que me irrita bastante e não pela vontade de não crescer, mas sim pela arrogância e prepotência que várias vezes é demonstrado na narrativa. Mas em sua defesa, justamente por não ser muito mencionado sobre seu passado, não há como saber sobre seus traumas os quais o levaram ser assim.

Algo que realmente me identifico com a obra (e quem nunca?) é o famoso dilema: quando criança queria logo crescer, ser adulta, e quando finalmente adulta dava tudo para voltar a ser criança. Claro que muita coisa eu dispensava rs mas principalmente não ter as preocupações, ter a inocência, e das risadas que frequentemente eu dava. Ou seja, é compreensível o desejo de Peter viver para sempre na Terra do Nunca e nunca crescer.
“– Veja, Wendy, quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, sua risada se rompeu em mil pedaços que saíram por aí aos saltos, e essa foi a origem das fadas.”
Apesar de muito parecidos, filmes, desenho e livro, a obra literária publicada por J. M. Barrie em 1911 me deu uma riqueza bem grande de detalhes sobre o mundo de Peter Pan. Os finais são bem diferentes e a versão da Disney é bem mais infantilizada e sonhadora. 


Outra particularidade desta versão que vale a pena mencionar é um apêndice ao final do livro, com detalhes sobre o autor, sobre os personagens, sobre o cenário e várias referências e sites que mostram mais sobre a história de Peter.

Ao final da leitura, o leitor é envolvido com o pozinho mágico, e muitos pensamentos felizes passam em nossas cabeças e dá até vontade de sussurrar: “eu acredito em fadas...”.

9 comentários:

  1. Já assisti o filme e amei. Sou louca pra ler o livro e essa edição e sua resenha me deixaram com mais vontade ainda. Morrendo de amores por essa capa 😍
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lylu! Eu recebi o meu esses dias e achei a edição maravilhosa! Eu já li Peter Pan uma vez, numa edição mega antiga e tb achei o Peter um personagem difícil, mas ainda é uma figura que me intriga bastante! Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Lylu. A história de Peter Pan deve ser realmente mágica e a Martin Claret está arrasando em suas novas edições. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. OI! A Martin Claret arrasa nas edições. E realmente a história de Peter Pan é bem intrigante, já que sabemos tão pouco sobre ele. Parabéns pela resenha! Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Peter Pan, mas eu nunca li o livro. Essa edição está realmente incrível.

    www.diariodeumajujuba.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lylu.
    Eu já li algumas versões do livro. Mas a história original eu nunca li não. Amei essa edição e assim que der eu vou comprar. Acho que o que passa mais perto do Peter Pan original é a versão da Série OUAT.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Ano passado eu li várias versões deste livro para a faculdade e fiz um estudo sobre o livro, e confesso que não curti muito. Eu imaginava a história de outra forma sabe, eu amava a Sininho, e agora eu não suporto a personagem hehehe.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que amor essa edição. Sou apaixonada por todos os contos de fadas, e peter pan tem um lugar especial no meu coração. Tenho dois livros dele, mas essa edição ainda não :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii
    eu gosto da história do peter pan, tenho vontade de comprar o livro e essa edição de capa dura, parece estar muito bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir